O aplicativo Comin Saara ABC é uma ferramenta que auxilia o gerente de custos da empresa a implementar um sistema informatizado de
gestão de custos baseada em atividades (ABM - Activity Based Management), que utiliza a metodologia do custeio baseada em
atividades (ABC - Activity Based Costing). O aplicativo Comin Saara ABC é constituído pelos seguintes módulos: Módulo Cadastros,
Módulo Relacionamentos, Módulo Calculadora, Módulo Análises, Módulo Configuração e Módulo Manutenção.
O aplicativo Comin Saara ABC focaliza em primeiro plano a execução das atividades pelos funcionários da empresa, pois é a maneira
como elas são executadas que determina o consumo de recursos de mão-de-obra indireta da empresa. Assim, os custos primeiramente
devem ser atribuídos às atividades, e os custos destas, por sua vez, aos produtos e serviços oferecidos aos clientes da empresa.
Isso possibilita obter um melhor detalhamento dos custos e gerar informações gerenciais de melhor qualidade, com menor
margem de erro. De posse dessas informações, a Contabilidade Gerencial de Custos pode analisar o desempenho dos funcionários na
execução das atividades e determinar mudanças com a intenção de tornar a empresa mais competititva no mercado. O foco da
metodologia ABC é a análise dos gastos indiretos gerados pelos produtos ou serviços produzidos na empresa.
O programa Comin Saara ABC parte do princípio de que todos os custos indiretos incorridos numa empresa acontecem na execução de
atividades como:
Contratar mão-de-obra
Comprar matérias-primas
Pagar salários e fornecedores
Transportar mercadorias
Faturar e receber
Outras atividades